Dakota Fanning
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dakota Fanning | |
---|---|
Fanning em janeiro de 2009. | |
Nome completo | Hannah Dakota Fanning |
Nascimento | 23 de Fevereiro de 1994 Conyers, Geórgia |
Ocupação | Atriz |
Altura | 1,59 m |
Trabalhos notáveis | I Am Sam, War of the Worlds |
Página oficial IMDb |
Índice[esconder] |
[editar]
Biografia
Hannah Dakota Fanning, nasceu em 1994, seu pai, Steven Fanning, era jogador de beisebol e atualmente trabalha como vendedor de eletrônicos em Los Angeles, e sua mãe Joy Fanning era jogadora profissional de tênis. Sua mãe queria colocar o seu nome de "Hannah" mas seu pai queria "Dakota", então ficou Hannah Dakota Fanning e desde então, ela usa Hannah entre amigos e família. Dakota tem uma irmã menor que se chama Elle Fanning, que também está em vários filmes com ela.[1]
Quando era pequena, freqüentava um teatro onde apresentava semanalmente uma peça para os pais. Os organizadores logo reconheceram o talento de Dakota e aconselharam seus pais a procurarem um agente. Seguiram-se aparições nas séries "E.R. - Serviço de Urgência", "Ally McBeal", "C.S.I", "Spin City" até Dakota estrear no cinema, com apenas 6 anos, no filme "Uma Lição de Amor (atuação com Maddie)" em 2000. Em 2004 esbanjou o seu talento ao interpretar a pequena Lupita Martin Ramos ao lado de Denzel Washington em Man on Fire(Chamas da vingança).
Já a viver em Los Angeles, Dakota surgiu em inúmeros papéis, incluindo a participação na série produzida por Steven Spielberg, "Taken". Em 2005, estreou três filmes: "Amigo Oculto", "Nine Lives", "Guerra dos Mundos", e uma dublagem para a animação "Lilo & Stitch 2: Stich Deu Defeito.".
Em 2009 já adolescente interpreta a jovem vampira Jane Volturi em Lua Nova, segunda parte de Crepúsculo. Atualmente está nas gravações de Eclipse, terceira parte da série na qual interpreta a mesma personagem previsto para 2010. Provavelmente a atriz será chamada para participar também de Amanhecer, quarta parte de Crepúsculo.
[editar]
Filmografia
[editar]
Curiosidades
- Iniciou a carreira aos 5 anos, trabalhando em comerciais.[2]
- Aos 8 anos se tornou a mais jovem indicada ao Screen Actors Guild Award, por sua atuação em Uma Lição de Amor(2002).[carece de fontes]
- Dakota Fanning usou uma peruca castanho-escura para interpretar a personagem Emily Callaway, no filme Hide and Seek (O Amigo Oculto). Apesar de ter apenas 9 anos e completar 10 durante as filmagens, Dakota já havia trabalhado muito, o que motivou a equipe de cabeleireiros e produtores do filme a mudar seu visual para este filme.
- Em 2009 foi considerada pela revista Forbes como a terceira mais rentável jovem de Hollywood.[carece de fontes]
- Foi convidada para interpretar Jane em Lua Nova, continuação de Crepúsculo, pelo diretor do filme (Chris Weitz).
- É membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, tendo assim direito a votar no Oscar.
- Dakota já foi extremamente elogiada por colegas de trabalho. Boaz Yakin, diretor do filme Uptown Girls (Grande Menina, Pequena Mulher) disse: "Dakota é realmente admirável, ela encara as coisas do ponto de vista do caráter e pode-se discutir com ela como se estivesse falando com uma pessoa de 40 anos. E ela realmente atua muito bem - no nível de Tatum O'Neal em Lua de Papel e Anna Paquin em O Piano. É um filme diferente, mas seu nível é realmente alto". Brittany Murphy, sua colega de elenco do mesmo filme disse: "Não falemos em idade. Dakota é uma das pessoas mais extraordinárias que já conheci. É ótimo tê-la como amiga. Ela é esperta, super inteligente - um encanto!".
- Tony Scott e o produtor Lucas Foster escolheram Dakota Fanning para o papel de Pita no filme Chamas da Vingança, depois de verem seu trabalho ao lado de Sean Penn no drama Lição de Amor. "Dakota está entre as atrizes mais talentosas com quem já trabalhei e ela só tem nove anos!" disse Tony. Foster disse: "Ela é como o sol - uma explosão de energia". Scott completa: "Dakota é impressionante - ela tem nove anos, mas parece que vai fazer dezenove. Ela tem uma compreensão instintiva da natureza humana. Ficávamos vendo Denzel improvisar ou mexer e adaptar cenas de maneiras diferentes, e ela sempre era capaz de ir atrás, no jeito dele".
- Kurt Russel chegou afirmar que Dakota era a melhor atriz com quem já havia trabalhado em toda a carreira. Mais até do que Meryl Streep. Durante as filmagens de Dreamer (Sonhadora), Russel comprou para Dakota Fanning um verdadeiro cavalo Palomino, que recebeu o nome de Goldie.
- "Dakota é uma mistura de Judy Garland em 'O Mágico de Oz' e Meryl Streep", comparou Mike Myers ("Austin Powers"), que trabalhou com ela em "O Gato" (The cat in the hat), em 2003.
- Após as gravaçoes de The Runaways ela e Kristen Stewart viraram grandes amigas.